quarta-feira, 29 de julho de 2009

História do Origami

Origami é a arte japonesa de dobrar o papel. A origem dessa palavra advém de ORI = dobrar e KAMI = Papel. O origami tem seus principais registros no período EDO, mas modelos e livros só surgiram em 1797.
Diferentemente do que muitos pensam os origamis não são basicamente feitos de pedaços quadrados de papel, muitos origamis podem ser cortados durante o processo de dobradura, ou podem ser feitos a partir de retângulos e circulos.
Os origamis mais conhecidos pela cultura ocidental são os de sapo e barcos, dentre outras figuras que representam animais, esse tipo de origami é conhecido tradicionalmente por Sasaku Origami ou dobragem criativa, que teve como criador Yoshizawa em meados de 1950. Existem outras variações do origami tradicional, a mais conhecida é o Kusudama.

Kusudama: Kusu (remédio) e Dama (bola), tradicionalmente utilizados na medicina para guardar ervas e essencias. Os Kusudama além da utilização medicinal, eram utilizados em eventos comemorativos nos quais seu nome era trocado passando a ser waridama (wari = waru = partir, cortar), pois os mesmos eram recheados com algum tipo de surpresa e partidos durante a comemoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário